Rappelle-toi,

Preciso confessar. A primeira noite foi foda.
Sem família, sem amigos e sem internet. De repente a menina do interior tava em Brest sozinha, desolée.
Segundo Coldplay, every teardrop is a waterfall. Eu vou dizer, para efeitos de poesia, que cada lágrima é uma chuva. Et, rappelle-toi, Helena, il pleuvait sans cesse sur Brest ce jour-là.
Só me mantinha no sonho de menina, na calma enterrada e na poesia.
Frejat me desejou que, quando eu ficasse triste, que fosse por um dia e não um ano inteiro. Pois é, acho bom, porque tenho um ano inteiro pela frente aqui, Frejat. Já a Amy me lembrou que my tears dry on their own, ou - se me permitem - my waterfalls dry on their own.

Il pleuvait sans cesse sur Brest
Et je t'ai croisée rue de Siam
Tu sourriais
Et moi je souriais de même

Minha professora nem poderia imaginar que a Siam me traria uma alegria tão grande. Era a única coisa que eu sabia sobre essa cidade! Rappelle-toi Barbara. Il pleuvait sans cesse sur Brest ce jour-là.
Guardei pela sonoridade. Guardei porque queria aprender. Guardei porque era poesia misturada com sonho e guerra.
Então, Barbara, vou logo me apresentar para que você não tenha que me fazer nenhuma pergunta constrangedora. Meu nome é Helena, mas pode chamar de Carol. Libra com ascendente escorpião. Eu gosto de meninos e meninas, do Coldplay, da Amy e do Frejat. Francês tarado não tem vez avec moi. Eu vejo verde no por do Sol e se você me disser que não tem, nunca vai conseguir me entender. Aliás, sem uma pitada de sensibilidade do outro lado do rio, você não vai me entender. Ah, e entender é diferente de interpretar. Tenho um blog, adoro escrever, mas não tente me interpretar. Tô numa nova cidade, num novo país e num novo continente, então me dá um desconto, s'il te plaît. Todo mundo fala tu sem medo.

Et ne m'en veux pas si je te tutoie
Je dis tu à tous ceux que j'aime
Même si je ne les ai vus qu'une seule fois
Je dis tu à tous ceux qui s'aiment
Même si je ne les connais pas

Esse fica sem fim. Porque tá bem longe do fim, anyway.

Poema que a prof trouxe para a gente aprender o passado que fala de Brest: http://alain.liscoet.pagesperso-orange.fr/barbara.htm

Comentários

Postagens mais visitadas