Insônia feminista

mulher I

de que menino você gosta?
com oito anos, tive que responder
falei Lucas ou Guilherme
não sabia o que dizer

depois de virar mocinha
tive que começar a tirar os pelos
não demorou muito
e a depiladora apareceu num pesadelo

eu quero ficar bonita
unha feita, corpo escultural
ai de mim se eu descuidar
não me caso nem a pau

tem coisas que eu nao fazia quando solteira
passar e engomar
mas agora que eu casei
tive que começar

não entendo de política
nem quero, não é coisa de mulher
meu voto é igual ao do meu marido
confio no que ele disser

tenho que me dar o respeito
tanta coisa eu não posso fazer
tenho que ser mulher, como disserem
esse é o meu dever

queria que todos vissem
o absurdo dessas sentenças
mas para chegar lá
a jornada e longa e intensa

o que faz de você mulher?
casamento, beleza, depilação?
mulher não rima com muita coisa
vou apelar para a despadronização

mulher II

o que faz de você mulher?
é a soltura das rimas
das amarras
a dor nua
que vira luta
a beleza das curvas
mulher é poesia
ciência
e amor
se alguém escreve bem
escreve como um homem
dizem
ainda bem
ainda bem
que estão errados

Comentários

Postagens mais visitadas