Perdida no labirinto

Meus dedos estão coçando para escrever algo sobre o CFM. O Centro de Ciências Físicas e Matemáticas é onde eu tenho minhas aulas, do curso de matemática. Este também é o centro dos cursos de química, física e meteorologia.
Carinhosamente apelidado de labirinto do Minotauro - o que já diz muita coisa - o CFM, na minha opinião, pode ser descrito em uma palavra: horrível.
Eu tentei me convencer de que ele tinha personalidade, que o importante era o que acontecia ali e não o estado deplorável da estrutura. Tentei me convencer de que era frescura minha, afinal, o que é uma chuvinha dentro da sala de aula, né? Confesso, foi burrice minha, e foi em vão.
Vamos começar pelo que eu já mencionei, a chuva na sala. Tente dar uma volta no CFM em um dia de chuva para ver se é frescura minha. Uma das salas de aula apresenta uma goteira no buraco da lâmpada, e isso já virou clichê no corredores.
Esse semestre eu fiz estágio em uma escola estadual. Num dos dias, choveu e eu percebi que um canto da sala ficou todo molhado devido a uma goteira. Pensei que era coisa de escola do estado antes de ver a mesma situação no centro onde estudo, em uma universidade "de excelência".
Vossa excelência, o departamento de matemática, tem uma linda bandeira do Brasil na frente do prédio. Mas como que o Brasil vai saber de matemática com um centro desses? Como está a formação dos futuros professores de matemática em um centro que mais parece uma prisão?!
A gente não pode parar, como o cinema e a odonto, pois dizem que para aprender matemática, não precisamos de laboratórios, apenas de um lápis e um papel.
Xerox? Lanchonete? Parem de reclamar e usem a estrutura dos outros centros.
Banheiros? Pra que, né? No começo do ano, todos voltaram de férias e acharam que o CFM estava lindo. Por que? Porque pintaram as portas e as paredes! Ainda tem descarga que não funciona e porta que não tranca, mas as portas estão pintadas, olha que lindo gente. Isso sem comentar do tempo em que todos - eu quero dizer todos - os banheiro femininos estavam fechados "para melhor nos atender". Foram dias maravilhosos em que o banheiro mais próximo do CFM era no EFI.
Sobre o prédio do EFI, eu não consigo decidir o que eu mais gosto nele, se é subir cinco andares de escada porque os elevadores só devem ser usados em caso de emergência, se são os quadros mal-cuidados ou se é o luxo dos banheiros.
Estou batendo tanto nessa tecla pois, eu não sei se vocês sabem, mas os encanamentos do CFM foram estourados na demolição de uma parte do prédio. Literalmente, estamos na merda, meu povo.
No centro da física, permanece a inércia. Não sei o que posso fazer além de expressar a minha indignação em forma de texto corrido e reclamações no corredor da direção.
Pois o CFM é mais do que um lugar para eu ter minhas aulas de cálculo e comer meus lanches. Estamos falando de um dos centros que mais produz pesquisa na universidade. Estou falando de um lugar onde deveria ser estimulado o amor pela ciência. Mas sinto que estou em um ambiente onde nada me estimula.
Licenciatura pra quem? Matemática pra quem? Ciência pra quem?
Excelência?! Pra quem?

Comentários

Postagens mais visitadas