bendito o fruto do vosso ventre

tá complicado, Maria
eu preciso confessar
tá complicado faz tempo
não tem mais como negar
no dia do meu nascimento
meu destino já foi selado
eu era igual a Maria
a mulher que me deu à luz
então deram pra mim uma cruz
de machismo e patriarcado
você deixou, Maria?
você não me defendeu?
bem que tentei, minha filha
mas sozinha eu não consegui
você é vítima, assim como eu
e tantas outras que conheci
porque nos tornamos mulheres
nos dizem o que devemos fazer
o que podemos fazer
o que devemos sentir
como devemos nos comportar
o que devemos vestir
e o que devemos falar
e quando queremos luta
eles nos dizem inclusive
como devemos lutar!
porque nos tornamos mulheres
somos assassinadas
nossa liberdade é violada
nosso corpo é violado
nosso corpo é condicionado
a ridículos padrões inventados
somos caladas, estupradas
insultadas com falsas cantadas
depois nos chamam de loucas
histéricas, desequilibradas
sofremos todas juntas
Marias, Fernandas e Natálias
pecadoras ou imaculadas
somos nós as crucificadas!
formamos juntas uma família
que podemos chamar de sagrada
não viemos do mesmo ventre
mas somos irmãs de verdade
seguimos a luta por igualdade
contra as opressões, por liberdade
temos como uma arma 
essa tal sororidade

Comentários

  1. Perfeita poesia minha flor, expressa todo sofrimento que passamos.. e como..dói até de ler!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! Daquele tipo que arranca band-aid e imprime alma na pele.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas