Estágio I da depressão

como que querem que eu aprenda
se a sala não tem porta?
eu não tenho livro
carteira
cadeira
eu não tenho educação

querem que eu aprenda
a tirar raiz quadrada da fração
tudo bem
tudo o que eu tenho é fração
uma fração menor do que um
fração do que é necessário
fração da porta

mas me jogam os conteúdos
como se fossem pedras
hipotenusa cateto cateto
delta menor do que zero
número é coisa complexa

querem me ensinar
um tal de logaritmo
que nunca vi mais gordo
tenho que aprender
pro vestibular

eles ficam me testando
botando medo
pra ver se eu sei mesmo
eu não sei
aprendi pra prova
e nem lembro mais
da fórmula a área

na dúvida
e na esperança
fui fazer licenciatura
olha mãe
palavras pomposas
descontextualização
e paradigma

não passei fome pra estudar
tinha mochila bonita
caneta colorida
mas já me disseram
que o poeta não mente
a dor de um poeta
é a dor de tanta gente

tem um buraco
do tamanho do buraco da porta
que nem os cálculos
nem as ciências sem fronteiras
e tampouco as metodologias
vão preencher

despertador toca
pego o ônibus
hipotenusa cateto cateto
poema exato
boa aula

Comentários

Postagens mais visitadas