folhas secas de manjericão

O começo me veio na ida de ônibus até o trabalho, na quinta-feira. Antes da primeira baldeação. Era uma frase com o intuito de dizer - talvez não muito ironicamente - que o pior do meu emprego é a beleza colorida que o por do sol pinta no céu, todos os dias, e que o turno me obriga a admirar de dentro de um ônibus. É um espetáculo. É quente, rosa, laranja e espetacular. Ou isso ou eu me contento com pouco. Agradeço pelo meu trabalho. Eu tenho mesmo muita sorte. Falei que tinha cópias extras do conto e perguntei se alguém queria levar. Foram dois ou três, que levariam para filhos e filhas. Falei também que tinha outra história na bolsa. Perguntei se alguém queria cópia, que faríamos rapidamente depois da aula. Ah, esqueci de avisar, mas nada de mostrar esse texto pra diretora, viu? De qualquer forma foram mais umas três cópias mas se alguém perguntar, eu nego.
O meio foi de carona comigo, no dia seguinte. Num caminho bonito, passa pelo litoral, mas são as paisagens verdes e bucólicas aquelas que me são mais caras, ainda mais em dias ensolarados. Nas montanhas, um degradê de luzes e sombras. Um monte isolado de árvores juntas, no meio do campo. Em outro meio, um banco. Uma revoada de pássaros. Espantalho, animais pastando, casas simples. Imagens assim dizem mais à minha alma, que, afinal de contas, é mais interiorana do que eu goste de admitir. Na minha cidade natal eu escuto bem mais os pássaros. Logo que cheguei, pude reparar. São tantos.
O fim deve chegar depois do domingo, quando tudo volta para o seu lugar e o dia seguinte chega. Na madrugada, até as palavras mais soporíferas me deixam insone. A busca pela libertação, do descarrego tensional que é, para mim, a escrita. Ela flui da forma mais pura, natural, quase automática. Atravesso o caminho escuro com luz baixa. Reviso letra por letras, faço o que posso querendo logo me deitar. Perdoo a indecisão das entrelinhas. Até sigo a reforma ortográfica se melhor for. Eu mesma só quero escrever! Não choveu no fim, mas se eu escrever, choveu.

Comentários

Postagens mais visitadas